Políticas Públicas e Meio Rural

Influenciando o comportamento de diversas variáveis da actividade agrária, as políticas públicas exercem uma acção fundamental sobre a sustentabilidade e desenvolvimento do meio rural. Esta linha de investigação pretende analisar os mecanismos de transmissão das políticas e decisões governamentais e respectivos efeitos sobre o meio rural.
O grupo de investigação acompanhará, com trabalho de campo, a evolução dos efeitos dessas políticas, na produção agrária e no desenvolvimento. Trata-se de analisar os efeitos sobre a transformação estrutural da agricultura e de contribuir para uma melhor formulação de políticas públicas, promovendo o debate alargado sobre estas temáticas.

Coordenador da linha de investigação: João Mosca

 

A linha de pesquisa conta com três projectos em curso, nomeadamente:

Projecto 1: Mercados e preços dos bens alimentares em Moçambique

O projecto de investigação tem por objectivo analisar a evolução dos preços dos bens alimentares de Moçambique, com enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) Evolução dos preços dos produtos que compõe a cesta básica; (2) Metodologia de cálculo da inflação (3) Evolução dos serviços complementares (água, energia, transportes públicos); (4) Análise mensal dos principais produtos alimentares.

A recolha de dados decorrerá nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do ano 2018, através da aplicação de inquéritos por questionário, com periodicidade semanal, com vista a recolher dados sobre a evolução dos preços de bens alimentares.

Investigador Responsável: Yara Nova

 

Projecto 2: Associações de pequenos produtores no centro de Moçambique

O projecto de investigação tem por objectivo aferir o contributo das associações dos pequenos produtores agrícolas para o aumento da produção e da produtividade dos associados e, consequentemente, dos rendimentos.

Especificamente pretende-se conferir um enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) Caracterizar as associações; (2) Verificar os factores que mais influenciam o desempenho das associações; (3) Comparar as tecnologias adoptadas, a produtividade e os rendimentos das associações e de explorações familiares; (4) Avaliar a transferência de conhecimentos e de insumos para as machambas familiares, caso as associações adoptem tecnologias mais intensivas em capital e; (5) Analisar os apoios do Estado às associações a sua continuidade no tempo e respectivos impactos.

Com recurso à observação, à realização de entrevistas semi-estruturadas, à aplicação de inquéritos por questionário e à análise de fontes secundárias, a investigação estará concentrada no corredor da Beira, nos distritos de Dondo, Mafambisse, Nhamatanda, Sussundenga, Vanduzi e Manica.

Investigadores responsáveis: Yasser Dada e Yara Nova

 

Projecto 3: Investimento público na agricultura: o caso dos regadios no corredor da Beira

O projecto de investigação tem por objectivo analisar o acesso e efeito dos regadios na produção, com enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) Critérios de localização, implementação e gestão; (2) Características socioeconómicas das comunidades beneficiárias; (3) Dinâmicas produtivas (sistemas de produção, produção e produtividade) dos produtores; (4) Funcionamento e concepção do projecto de irrigação no âmbito das políticas agrárias; (5) Efeito dos regadios no acesso aos mercados e serviços de extensão agrária.

A investigação decorrerá nas províncias de Sofala e de Manica, ao longo do Corredor da Beira e prevê-se a aplicação de inquéritos por questionário e análise de fontes secundárias.

Investigadores Responsáveis: Yasser Dada e Cerina Mussá