Modelos de Desenvolvimento Rural – Agro-Negócio

Esta linha de investigação pretende influenciar, analisar e monitorar a implementação de estratégias de desenvolvimento agrário e rural, particularmente no que respeita ao agro-negócio e à integração dos diferentes tipos de produtores no desenvolvimento. A linha de investigação terá como enfoques os seguintes aspectos: tecnologias adoptadas e mudanças nos sistemas de produção, acções de investigação e extensão, envolvimento e mecanismos de inclusão das comunidades, aplicação da legislação mais relevante sobre a agricultura e o desenvolvimento rural, efeitos sobre a produção, a produtividade e o rendimento dos produtores, e efeitos ambientais. Trata-se de analisar a realidade local considerando-se as múltiplas opções decorrentes de diferentes modelos de desenvolvimento rural. Através da disseminação dos resultados, procura-se contribuir para o debate acerca dos efeitos dos grandes projectos sobre as comunidades afectadas, assim como para economia.

Coordenador da linha de investigação: João Mosca

 

A linha de pesquisa conta com quatro projectos em curso, nomeadamente:

Projecto 1: Efeitos dos Grandes Projectos sobre o Meio Rural e a Agricultura: o caso da Matanuska Moçambique

A investigação tem por objectivo acompanhar a implementação e funcionamento de grandes projectos agrários, nomeadamente o caso da Matanuska, com enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) analisar o potencial produtivo da cadeia produtiva da banana na economia; (2) Verificar as dinâmicas do sistema produtivo resultante, entre outros aspectos, da adopção de tecnologias; (3) mecanismos de inclusão socioeconómica das comunidades locais; e, (4) estudar as diferentes questões ligadas à ocupação de terras; (4) estudar as condições contratuais, nomeadamente benefícios fiscais, taxas de exportação, preços praticados ao longo da cadeia de valor, valores de exportação e pagamento de impostos. Os trabalhos serão concentrados na província de Nampula, distrito de Monapo, onde opera a Matanuska. O grupo de investigação acompanhará, com trabalho de campo e a partir de fontes secundárias, a evolução dos efeitos deste investimento nas diferentes vertentes socioeconómicas que afectam a comunidade circunvizinha.

Investigador responsável: Yasser Dada

 

Projecto 2: Pólos de Crescimento e os Efeitos sobre a Pequena Produção: o caso de Nacala-porto

A investigação tem por objectivo analisar a implementação e funcionamento dos grandes projectos no distrito de Nacala-Porto, com enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) Descrever as características socioeconómicas dos actores locais; (2) Perceber a composição do cluster (pequenas e médias empresas) e as relações intersectoriais locais; (3) Estudar as novas fontes de rendimento das populações, nomeadamente o emprego, directo e indirecto; (4) Compreender questões ligadas à ocupação de terras; (5) Entender o acesso a serviços básicos como saúde e educação. O grupo de investigação acompanhará, com trabalho de campo e a partir de fontes secundárias, a evolução dos efeitos dos investimentos nas diferentes vertentes socioeconómicas que afectam a comunidade circunvizinha.

Investigador responsável: Yasser Dada

 

Projecto 3: Investimento Público na Agricultura: o caso dos Centros de Prestação de Serviços Agrícolas (CPSA) e Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM)

A investigação tem por objectivo estudar o impacto dos CPSA e BMM nas comunidades no corredor da Beira, na província de Sofala, com enfoque sobre os seguintes aspectos: (1) Estudar os critérios de localização, implementação e gestão; (2) Descrever as características socioeconómicas das comunidades afectadas; (3) Estudar o acesso aos serviços prestados pela BMM; (4) Compreender o acesso aos serviços prestados pelo CPSA; (5) Estudar as dinâmicas produtivas (sistemas de produção, produção e produtividade) da população circunvizinha; (6) Estudar o impacto da BMM no acesso ao financiamento; e (7) Estudar o funcionamento e concepção dos CPSA e das BMM no âmbito das políticas agrárias.

O grupo de investigação acompanhará, com trabalho de campo e a partir de fontes secundárias, a evolução dos efeitos destes investimentos nas diferentes vertentes socioeconómicas que afectam as comunidades circunvizinhas.

Investigador responsável: Yasser Dada

 

Projecto 4: Economia Política do Corredor de Nacala

A investigação tem por objectivo estudar economia política do Corredor de Nacala.

O grupo de investigação acompanhará, com trabalho de campo e a partir de fontes secundárias, a evolução dos principais actores nesta área, identificando os seus principais interesses nas várias vertentes do desenvolvimento do corredor.

Investigador responsável: Thomas Selemane